1.
Identifique, nos enunciados a seguir indicados, o universo estatístico, a
unidade de análise, o atributo ou variável, o indicador, a escala de medida.
a). Número de hectares
de floresta ardida anualmente, em Portugal Continental, no período de 2000 a
2010.
Universo estatístico ou
população estatística: os anos de 200o a 2010
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um dos anos
Atributo ou variável:
Número de hectares de floresta ardida anualmente, em Portugal Continental
Indicador: -
Escala de medida: razão
b). Taxa de mortalidade
infantil nos países de África, em 2010.
Universo estatístico ou
população estatística: os países de África, em 2010
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um dos países de África, em 2010
Atributo ou variável: Número
de óbitos de crianças com menos de 1 ano de idade observado durante um
determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido ao número
de nados-vivos do mesmo período (habitualmente expressa em número de óbitos
de crianças com menos de 1 ano por 1000 nados-vivos) (INE)
Indicador: Taxa de
mortalidade infantil
Escala de medida: razão
c). Número de pessoas
que residiam em lugares com mais de 500 habitantes, na Região do Alentejo, em
2001.
Universo estatístico ou
população estatística: lugares com mais de 500 habitantes, na Região do
Alentejo, em 2001
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um desses lugares
Atributo ou variável:
Número de pessoas residentes (em cada um desses lugares)
Indicador: -
Escala de medida: razão
d). Evolução da
população residente no município de Santarém, de 1900 a 2009.
Universo estatístico ou
população estatística: os anos de 1900 a 2009
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um desses anos
Atributo ou variável:
população residente no município de Santarém
Indicador: --
Escala de medida: razão
e). A idade dos
visitantes do Museu de Serralves, em 2010.
Universo estatístico ou
população estatística: visitantes do Museu de Serralves, em 2010
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um desses visitantes
Atributo ou variável:
Idade
Indicador: --
Escala de medida: razão
f). Evolução da
população do concelho do Funchal, de 1911 a 2009.
Universo estatístico ou
população estatística: os anos de 1911 a 2009
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um desses anos
Atributo ou variável: a
população do concelho do Funchal
Indicador: --
Escala de medida: razão
g). Taxa de natalidade
nos municípios da Região Autónoma dos Açores, em 2009.
Universo estatístico ou
população estatística: os municípios da Região Autónoma dos Açores, em 2009
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um dos municípios
Atributo ou variável: Número
de nados-vivos ocorrido durante um determinado período de tempo,
normalmente um ano civil, referido à população média desse período
(habitualmente expressa em número de nados-vivos por 1000 habitantes) (INE)
Indicador: Taxa de
natalidade
Escala de medida: razão
h). Velocidade do vento às 12 horas, na cidade de
Bragança, durante o mês de dezembro de 2009.
Universo estatístico ou
população estatística: os 31 dias do mês
de dezembro de 2009
Indivíduo ou unidade de
análise: cada um desses dias
Atributo ou variável:
Velocidade do vento às 12 horas, na cidade de Bragança
Indicador: --
Escala de medida: razão
2.
Medidas de tendência central: moda. Média, mediana, quartis, decis, percentis
a). Diga o que entende
por Moda? Moda é o valor com maior frequência
b). Diga o que entende
por Classe Modal? Classe Modal é a classe com maior frequência
c). O que é uma
distribuição amodal, unimodal, bimodal ou multimodal?
Amodal: sem moda;
unimodal - uma moda; bimodal - duas modas; multimodal - três ou mais modas
d). O que é a mediana? é uma
medida estatística que divide a distribuição em duas partes de igual efetivo
e). O que é a classe
mediana? é a classe que contém a mediana
f). O que são os
Quantis? Quartis? Decis? Percentis? Quantis é uma família de medidas
estatísticas que dividem a distribuição de valores em partes de igual efetivo.
Quartis em 4 partes; Decis em 10 partes; Percentis em 100 partes.
3.
Medidas de dispersão absoluta: amplitudes e desvios
Defina:
a). Amplitude total: é a diferença entre os valores extremos de uma
distribuição.
b). Intervalo de Kelley:
é
a diferença entre o nono e o primeiro decil.
c). Amplitude
interquartil: é a diferença entre o terceiro e o primeiro quartil.
d).
Desvio médio: é a média aritmética dos módulos dos desvios de cada valor à média do
conjunto dos valores.
e). Variância: é a média aritmética
do quadrado dos desvios.
f). Desvio padrão: é a raiz
quadrada da variância
4.
Medidas de dispersão relativa
a). Coeficiente de
variação (CV): relaciona o desvio padrão com a média (cv=desvio padrão / média)
b). Coeficiente
Interquartil (CIQ): relaciona a amplitude interquartil com a mediana ou 2º
quartil (ciq=aiq/q2)
5.
Diga o que entende por:
a). Marca da classe: (Limite
superior + Limite inferior) / 2
b). Amplitude da classe:
(Limite
superior – Limite inferior)
c). Efetivo da classe:
número de indivíduos que a classe contém
6.
Etapas do processo de investigação
1 - A pergunta de
partida
2 - A exploração
3 - A problemática
4 - A construção do
modelo de análise
5 - A observação (ou
recolha da informação)
6 - A análise das
informações
7 - As conclusões
Sem comentários:
Enviar um comentário